Alemarcolino’s Weblog

Just another WordPress.com weblog

Panamá City (Panamá) maio 25, 2013

Filed under: Panama — alemarcolino @ 5:58 pm

Ao regressarmos de San Blás, nos hospedamos na região histórica de Casco Viejo. Nessa península foi onde a cidade nasceu e, por muito tempo, ficou confinada. Só a partir do século 20 se iniciou a expansão para o que hoje é Panamá City.

Casco Viejo

Casco Viejo

Em suas ruas estreitas, pequenos mercados e tendas de rua se espremem entre prédios e igrejas.

...

Chapéu?

Chapéu?

No albergue, dividimos o quarto com uma galera de Israel. Dois eram médicos recém saídos da residência que, após vários anos de estudos, resolveram fazer uma trip de um ano pelas américas. Havia também 3 meninas, dentre as quais, uma filha de brasileiros que aproveitou para colocar o seu português em dia. Passamos pouco tempo com eles. Nossos objetivos eram diferentes: israelis = festa! festa! festa!; Brasilians = compras! compras! compras!

...

Igreja San Jose (altar de ouro que já foi negro) –  Em Casco Viejo existe a pequena Iglesia San Jose cujo altar de ouro é famoso por já ter sido negro. Diz a lenda que no século 18, quando a cidade do Panamá foi atacada pelo pirata inglês Henry Morgan, o frei Juan, responsável pela igreja, pintou o altar de preto. Quando o pirata chegou para o saque, reclamou da pobreza da ordem. Pra reforçar o trote, o frei ainda pediu umas esmolas, no que foi prontamente atendido pelo pirata. Morgan, ao ir embora, ainda teria dito que o frei era mais pirata do que ele. Isso, segundo a lenda….

Iglesia San Jose

Iglesia San Jose

Altar de Ouro

Altar de Ouro

Do lado de fora da igreja, fomos abordados por um panamenho. Pensamos logo que era mais um a pedir dinheiro para turistas. Ao respondermos sua pergunta de onde éramos, ele se mostrou bastante empolgado e começou a falar que já tinha vindo ao Rio de Janeiro. Sua conversa tinha tanta propriedade que pensamos que ele realmente era um viajante também. Porém, no final do papo, ele acabou por pedir uma “propina”. Sim, ela era mais um…

A antiguidade fica restrita ao bairro. Assim que saímos da região, a cidade se transforma em edifícios altos, espelhados, modernos e ostentadores. Dizem que é a Miame da América Central.

Panamá nova

Panamá nova

...

Por indicação da colega Ana Turetta, demos uma passada no mercado de peixes e provamos o famoso “ceviche”. Deliciosa iguaria local com frutos do mar marinados em um molho de vinagre, limão, e algumas especiarias. Delícia!!!!

Ceviche + "pode ser?"

Ceviche + “pode ser?”

Em alguns locais encontramos bonecos que se pareciam com alegorias de carnaval. Não descobrimos do que se tratava.

...

...

Mais um pouco de Panamá City, nova e velha.

...

...

...

Podemos dizer que metade do tempo na cidade foi dedicado às compras. Passamos um dia e meio dentro de um shopping gigantesco chamado Albrook Mall. Há lojas de tudo: eletrônicos, roupas, brinquedos, cosméticos, brinquedos, instrumentos, etc. Na primeira tarde pesquisamos preços para nossas enormes listas (pessoais e dos amigos). No dia seguinte, colocamos a mão na massa, ou melhor, nos bolsos e no cartão de crédito. Na volta, lotados de sacolas, pegamos um táxi com uma motorista muito gente boa, que nos cobrou o preço justo e  nos falou bastante sobre o dia a dia do panamenho.

À noite fomos tomar uma cerveja em um bar pertinho, com um clima bem legal. Na saída, por volta das tantas, passamos em frente a uma festa e decidimos tentar entrar, de graça, claro. Faltava menos de uma hora para o encerramento e a bilheteria fez jogo duro. Queriam cobrar os 20 dólares de entrada por pessoa. Tentamos negociar 10 dólares pelos 3, alegando que iríamos consumir. Nada feito. Nada de jeitinho. Voltamos pra casa com os 10 no bolso.

Foto do dia:

...

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s